quinta-feira, 24 de julho de 2008

Vamos exercer nossa Cidadania

DR. Aguniando de Barros e Silva secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Jairo Mariano Presidente do Clube de Xadrez de Garanhuns


É epoca de eleição e dizem que nós temos o direitos de votar quando na verdade nós temos obrigação, e partindo de que a maioreia da população é só USUÁRIA e não CIDADÃ, já que não teve seus direitos fundametais e não participa da elaboração das leis, o que pode ser feito no sentido da CIDADANIA?É resgatar ou contruir? A categoria RESGATE não estaria embutida de uma concepção da elite? Resgatar o que, já que nunca se exercitou a cidadania?


Referencial de Cidadania num contexto de miséria crescente da maioreia e enriquecimento de uma minoria séria:Precisamos de uma construção coletiva em ações de defesa coletiva de direitos como instrumento para facilitar a auto- gestão, buscar meios de captar os valores simbólicos da cultura popular.


Para atingir uma conscientização coletiva partindo dos movimentos sociais e não deixando esse papel só aos partidos politicos.


Se a riqueza é fruto do trabalho, porque tantos pobres num pais de cidadões trabalhadores?Somos uma pais rico de povo pobre.A uma exploração de mão de obra crescente, obrigando a Criança e o Adolescente a entrar prematuramente no trabalho,deixando os estudos e se tornando uma presa facil em época de politica.


Para mudar esse quadro precisamos saber o que os candidatos tem de proposta para nossas Crianças e Adolescente, pois são eles o futuro de nossa nação.


Se no programa de governo o postulante a um cargo público não tem esse proposta não tem meu voto, porque se não se trabalha com o futuro mostra que se esta fazendo uma politca de momento deixando para o próximo governante o problema que ele devia começar.